Mercado Livre, o maior site de comércio eletrônico do Brasil, tem investido fortemente em inovações, que agregam valor a experiência dos seus milhares de usuários. Seus números impactam diretamente na economia brasileira através de um ecossistema de soluções para o comércio. O Marketplace, principal negócio da empresa, tem passado por diversas mudanças que potencializam sua presença no mercado nacional.

Algumas estratégias notáveis contribuíram para o crescimento da companhia. Uma delas é a parceria com grandes marcas para o desenvolvimento de lojas oficiais no site, como a Apple, que oferece iphones mais baratos e frete grátis.  Outra importante estratégia foi a construção de novos centros de distribuições, que ampliam a cobertura do negócio mudando o cenário em relação a prazos de entrega.

 

Logística em foco

O Mercado Livre anunciou no início deste ano o investimento de 3 bilhões de Reais em melhorias nos serviços financeiros e na expansão da sua malha logística. Segundo o Diretor de Mercado Envios para América Latina, Leandro Bassoi, o foco principal é a logística.

Com objetivo de reduzir o tempo de entrega das encomendas, a empresa fechou importante parceria com a Redefrete, onde o único propósito é atender com velocidade e qualidade seus consumidores.  A inauguração do CD em Cajamar (SP) e a construção do CD em Gravataí (RS) são partes do projeto que promete fazer a entrega de mercadorias em até 48 horas. Prova disso, foi o excelente resultado na Black Friday. Clientes de São Paulo capital receberam suas compras em menos de 1 dia útil.

Entrega Expressa

A expectativa para o novo modelo de negócio é realizar 3 vezes mais rápidas as entregas. O Mercado de Envios, braço criado pela empresa para otimizar as operações logísticas espera que mais vendedores optem pela entrega subsidiada pela empresa. Hoje o Mercado Livre subsidia entre 40% a 50% dos custos de fretes quando feitos via Mercado de Envios.

A Redefrete participa das operações logísticas da empresa desde junho e está presente nas entregas de São Paulo. “Hoje estamos bem focados no Mercado Livre, com mais de 50 carros fazendo entregas todos os dias”, disse Luciano Moraes, CEO da Redefrete. E não para por aí, clientes localizados na capital paulista podem receber suas compras no mesmo dia que efetuaram o pedido.  Segundo o Luciano, a entrega no mesmo dia já representa 10% da operação.

 

Futuro

Com mais de 5 mil entregas por dia e 120 mil entregas por mês, a Redefrete oferece uma solução muito mais fluida ao Mercado Livre. De olho no futuro a meta para a empresa no próximo ano é quadriplicar o atendimento, partindo para outros estados.